Base de Fé

A base da fé e da prática do Metodismo é a Bíblia. Os/as metodistas aceitam completa e totalmente as doutrinas fundamentais da fé cristã, enunciadas nos Credos promulgados pelos Concílios da Igreja dos quatro primeiros séculos da Era Cristã e sintetizados nos 25 Artigos de Religião do Metodismo Histórico.

1 – Cremos que a presença e o poder do Espírito Santo são fundamentais para a vida da comunidade da fé, para a piedade pessoal e para os frutos do amor que se expressam nas obras de misericórdia. “É o Espírito que testifica ao nosso espírito que somos filhos de Deus”. O primeiro fruto do Espírito é o amor onde a experiência pessoal com Cristo é iluminada no interior da vida comunitária e balizada pela disciplina. É o campo para o crescimento em santidade, pela ação do Espírito Santo.

2 – Cremos que a paixão evangelizadora é o testemunho de uma fé viva e prática, dirigida para o crescimento e principalmente para o bem dos outros, criando ações de amor, sinalizando a presença de Deus no mundo e proclamando salvação e vida.

3 – Cremos que a Educação Cristã é um processo dinâmico para transformação, libertação e capacitação da pessoa e da comunidade. Seu objetivo é preparar a Igreja a viver, pelo Espírito de Deus, a dinâmica do anúncio do Evangelho na dimensão de Dons e Ministérios.

4 – Cremos que o compromisso da Igreja é com o bem-estar total da sociedade, procurando conhecer o modo como organizações e instituições se articulam, com disposição para afetar as causas de seus problemas. Esse compromisso, que surge com a experiência pessoal de salvação, é uma viva expressão da santificação. É uma expressão convicta do crescimento na graça e no amor de Deus. Em sua vivência missionária, os/as metodistas anunciam o evangelho, denunciam situações que oprimem as pessoas e a sociedade, preocupando-se, em especial, com a penúria e a miséria em que vivem os/as pobres. O poder salvador de Cristo transforma comunidades, pessoas, as situações em que elas vivem e seu contexto social.

5 – A Igreja Metodista reconhece e enfatiza o Sacerdócio Universal de Todos os Crentes. Todo o povo de Deus é chamado a desempenhar os ministérios por meio dos dons concedidos pelo Espírito, junto das pessoas e da sociedade (mundo).

6 – Cremos que a graça divina é fundamental em toda revelação. O Metodismo enfatiza a experiência e a vivência na graça por meio da fé receptiva. Graça preveniente, graça justificadora e graça santificadora, pessoal e comunitária. Pela fé amorosa, obediente e ativa, nos apropriamos da graça e a expressamos pelo amor concreto ao próximo, testemunho histórico do nosso amor a Deus.

7 – A Igreja Metodista vê-se como um Corpo, um organismo vivo, uma comunidade de fé, adoração e testemunho – que expressa seu amor para fora e para dentro da comunidade, apoio e serviço, semelhante à comunidade apostólica. É na vivência dessa viva comunidade de Cristo que somos despertados/as, alimentados/as, unidos/as, edificados/as, de forma a amar, servir, testificar e crescer.

8 – O Metodismo afirma o valor da prática e da experiência da fé cristã. Antes de tudo, o Metodismo é um Cristianismo prático. A vivência prática leva a sério o comportamento ético. A prática e a experiência da fé são confrontadas e confirmadas pela Palavra de Deus, tradição e experiência cristãs, razão, natureza e comunidade da Igreja. O elemento básico para a constatação e a confirmação dessa vivência é a Palavra.

Fonte: Plano Nacional Missionário 2012-2016